A boa noticia é que SIM!
Não é obrigatório possuir o mesmo sobrenome de origem do seu antepassado para obter a cidadania italiana. Porém, para iniciar uma pesquisa genealógica ao menos saber qual era o sobrenome é um ótimo ponto de partida para resgatar a orígem da sua família.
Ou seja, você pode ter sobrenomes bem recorrentes no Brasil como ‘da Silva’, ‘Santos’, ‘Almeida’, ‘Barbosa’, entre outros, e mesmo assim ser, de fato, um descendente de italiano.
Mas o que pode ter acontecido para eu não ter o sobrenome italiano?
Uma das hipoteses é que, ao chegar no Brasil, muitos imigrantes tiveram seus nomes e sobrenomes de batismo “aportuguesados”, ou melhor, abrasileirados.
Conforme os casamentos entre outras famílias foram acontecendo, adicionado à antiga tendência do sobrenome do marido substituir o da mulher, é possível que muitos sobrenomes italianos acabaram-se perdendo na linhagem familiar.
No entanto, fique tranquilo que não são essas mudanças que necessariamente impedirão o reconhecimento da sua cidadania italiana.
Como é feito a comprovação de que realmente você é descendente de um italiano?
A partir do cruzamento de informações de registros civis do antepassado, é possível realizar a retificação de certidões, adicionando, quando necessário, o sobrenome que por hora não estava nos seus registros civís. É claro que desde que comprovado que aqueles dados são equivalentes e verídicos.
Por que os italianos mudavam de nome e/ou sobrenome na chegada ao Brasil?
Imagine o cenário: você chegando em um novo país para recomeçar sua vida, sem muitos recursos e precisando lidar com um idioma diferente do seu! Pois esta era a realidade da maioria dos italianos ao chegas ao portos brasileiros. Nem os italianos entendiam o que estava sendo perguntando e muito menos o brasileiro responsável pelos registros dos imigrantes entendia o que estava sendo dito. Logo, alguns tiveram seus nomes e sobrenomes alterados.
Existe uma probabilidade de que seu antepassado italiano tenha recebido um nome e sobrenome de batismo diferente daqueles registrados nas certidões dos descendentes deles.
Por isso é tão importante rastrear todos os familiares descendentes daquele antepassado italiano por meio de uma pesquisa genealógica.
Solicite uma avaliação das origens da sua família aqui.
Agora, a pergunta que não quer calar: Todo mundo que tem sobrenome italiano tem ascendêcia italiana?
A resposta é NÃO. Nem todo mundo que tem um sobrenome aparentemente italiano tem ascendência italiana.
Na tradição onomástica luso-brasileira, ninguém precisa ter sobrenome, e quando tem, não precisa ser o do pai. Era bem comum dar prenomes de orientação religiosa (que nas últimas décadas acabaram virando sobrenomes, ainda que não fossem originalmente). E muitos desses parecem italianos, mas não são.
Veja alguns exemplos:
‘De Aquino’ – Homenagem a São Tomás de Aquino, santo medieval.
Embora ‘Aquino’ seja de fato uma cidade italiana, vale a mesma regra. Na maioria das vezes é de origem luso-brasileira.
‘De Assis’ – Homenagem a São Francisco de Assis. Quase nenhum ‘de Assis’ vai ter origem na cidade de Assisi, na provincia de Perugia, Itália.
‘De Cássia’ – Homenagem a Santa Rita, que não tem ligação com o município italiano de Cascia.
‘De Lellis’ – Homenagem a Camilo de Lellis, embora seja um sobrenome legítimo.
‘De Pádua’ – Homenagem a Santo Antônio de Pádua.
‘De Paula’ – O sobrenome ‘de Paula’ remete a São Francisco de Paula, que era natural de Paola, em Cosenza. Quase nenhum ‘de Paula’ tem origem italiana.
‘Neri’ – O sobrenome ‘Neri’ é um sobrenome italiano legítimo, mas não era tão raro pessoas sem ascendência italiana prestarem homenagem a São Filipe Neri, santo italiano.
‘Nolasco’ – Homenagem a São Pedro Nolasco.
Existem outros exemplos:
‘Xavier’ – quase nenhum ‘Xavier’ tem origem na cidade basca de Xavier, mas é homenagem é São Francisco Xavier
‘Labre’ – Homenagem a Bento José Labre.
‘Sales’ – Homenagem a São Francisco de Sale.
´Loyola’ – Homenagem a São Inácio de Loyola.
O que fazer quando se deparar com um sobrenome que parece italiano mas pode não ser de origem italiana?
Agende seus 15 minutos de consultoria gratuita para saber mais AQUI.
Fale direto com a Minha Familia Italiana pelo whatsapp! Clique AQUI.
Nós da Minha Família Italiana, além de fornecermos orientação completa ao seu pedido, buscamos todos os documentos necessários na Itália e/ou Brasil. A montagem da sua pasta de documentos também pode ficar por nossa conta, seja ela para os pedidos administrativos na Itália ou Brasil, quanto por via judicial junto ao Tribunal Italiano (contra a ‘Lei de 1948’, fazer valer a ‘lei 379/2000’ ou as longas filas de espera dos Consulados Italianos no Brasil).