Não sabe por onde começar? Oferecemos 20 minutos de orientação gratuita!

Você precisa falar italiano para obter a cidadania italiana?

Esta é uma EXCELENTE pergunta.  Afinal, quem não quer ser fluente na mais bela língua do mundo falada por Dante, Leopardi, Macchiavelli e muitos outros clássicos? 

Há duas respostas, dependendo do caminho para a cidadania que você estará trilhando:

  • Se você está solicitando a cidadania italiana por descendência, ou seja, jure sanguinis, você não é obrigado a aprender italiano simplesmente porque você já é um cidadão italiano. Logo, você só tem que provar isso ao Consulado italiano se você reside no exterior ou à prefeitura local na Itália. FICA A DICA: no dia da sua nomeação, você será entrevistado por um funcionário consular que seja italiano. Embora a reunião esteja focada na revisão de sua pasta de documentos, mostrar que você está fazendo um esforço para aprender (ou planeja aprender) a língua de seus antepassados é um toque agradável. Em última análise, somente se você preencher todos os requisitos (e falar o idioma não é um desses), você receberá a cidadania italiana. 
  • Se você está se candidatando à cidadania italiana por casamento, desde 2018, você deve falar italiano e demonstrar um conhecimento adequado da língua (passando no teste de nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – CEFRL):

Para aquelas sortudas esposas de cidadãos italianos casados antes de 1983, o processo é diferente e, portanto, aprender italiano não é uma exigência.

Para aqueles que foram casados depois de 1983, homens ou mulheres, que queiram se candidatar à cidadania italiana via casamento, a única alternativa é começar a aprender italiano e finalmente passar no teste de língua. O que fazer neste caso? Você precisa localizar, possivelmente com a ajuda do Consulado italiano que tem jurisdição sobre o Estado onde você reside, escolas que são organizações oficiais de teste CILS (Language Certification for Italian as Foreign Language). Estes institutos também oferecem cursos on-line e/ou presenciais em preparação para o Teste de Cidadania B1.

O teste é geralmente realizado duas vezes por ano e deve ser feito pessoalmente.  Você precisará preencher um formulário de inscrição para ser apresentado pelo menos 40 dias antes do exame. A duração do exame (que consiste em compreensão oral, compreensão de leitura, gramática e uso de testes de estrutura, composições, entrevista oral) é de cerca de quatro (4) horas. A taxa para fazer o teste B1 CITTADINANZA no Brasil é de cerca de R$ 650.

Uma vez concluído com sucesso o exame, o certificado deve ser apresentado como parte do pedido de cidadania italiana por casamento.

Ainda tem dúvidas? Agende um consulta gratis aqui.

Nós da Minha Família Italiana, além de fornecermos orientação completa ao seu pedido, buscamos todos os documentos necessários na Itália e/ou Brasil. A montagem da sua pasta de documentos também pode ficar por nossa conta, seja ela para os pedidos administrativos na Itália ou Brasil, quanto por via judicial junto ao Tribunal Italiano (contra a ‘Lei de 1948’ ou as longas filas de espera dos Consulados Italianos no Brasil).

Para iniciar, saiba mais sobre os nossos programas de assistência à cidadania italiana AQUI.

Veja também !

VOCÊ ATENDE AOS REQUISITOS PARA A DUPLA CIDADANIA ITALIANA?

Confira os requisitos e
saiba mais.

Faça o Quiz da Cidadania e
saiba se sim!

DUVIDAS? Agende seus 15 minutos de consultoria gratuita hoje!

Descubra se tem chances, obtenha resposta para as suas perguntas e conheça nossos programas de assistência à cidadania italiana.

plugins premium WordPress